sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eduardo Mendoza - Prémio Planeta

Eduardo Mendoza é o Prémio Planeta 2010. La Ciudad de Los Prodigios, El Misterio de la Cripta Embrujada e um pequeno livro sobre Nova Iorque, converteram-me definitivamente à sua leitura. Barcelona começou a ter outro sabor no meu imaginário graças a Eduardo Mendoza. La Ciudad de Los Prodigios é ainda hoje um ponto de referência e recurso das minhas releituras. Mendoza ganhou o Prémio Planeta com um romance sobre a Guerra Civil de Espanha , Riña de Gatos.

Pelo seu interesse e síntese, reproduzo aqui a notícia difundida pela Agência Portuguesa de notícias, LUSA e deve ser lida por todos nós:

"O escritor catalão Eduardo Mendoza é o vencedor do Premio Planeta 2010, atribuído pelo grupo editorial espanhol Planeta ao romance sobre a Guerra Civil de Espanha «Riña de gatos», que escreveu sob o pseudónimo de Ricardo Medina.

Criado pelo presidente do grupo, José Manuel Lara Hernández, e entregue desde 1952 a um romance inédito escrito em espanhol, o galardão, no valor de 601 000 euros, é o segundo maior do mundo, a seguir ao Nobel, dotado de um milhão de euros.

A decisão do júri, composto por Ángeles Caso (vencedora do ano passado e que substitui Álvaro Pombo), Alberto Blecua, Juan Eslava Galán, Pere Gimferrer, Carmen Posadas, Rosa Regas e Carlos Pujol, foi anunciada hoje à noite durante um jantar literário realizado no Palau de Congressos de Catalunya".

Sem comentários:

Enviar um comentário